Ossos de Princesas, livro de estreia em que Beatriz Grimaldi se mostra uma
afinada contista, é obra cujas características apaixonarão seus leitores. Digo
que se trata de paixão no que se dará a ler, porque as histórias nada mornas
aqui narradas, mas sanguíneas e incandescentes, provocarão amor e ódio aos
personagens e seus atos. Ou raiva e compaixão aos fatos e ao destino, mas nunca
aqueles afetos suaves que, entre inconsistência e indiferença, são típicos dos
livros rasos protegidos das veredas reais da literatura. Um livro como este é
de pegar e não largar, porque a cada um é interdito abandonar o sangue que lhe
inunda as veias.
É deste sangue que é feita a
literatura. Assim com estes 19 contos marcados por duas habilidades narrativas:
em primeiro lugar, a ação racional e direta que torna o texto agradável à
leitura define o alto grau de objetividade desta narrativa. Em segundo lugar,
no clima ardente do livro, sobressai a característica básica das personagens:
são mulheres comuns, as mais ordinárias, as mais banais e cotidianas das
criaturas cuja subjetividade trágica é magistralmente desnudada. Não é de
espantar que um dia este livro se torne peça de teatro e filme, devido ao
arranjo encorpado entre o fato e seu ator, costurado com a estranheza inquietante
das personagens que se mostram a nós tantas vezes como em virtude de espelho.
Todas as histórias deste livro são de
um modo ou de outro surpreendentes tanto no que concerne ao conteúdo, quanto no
que diz respeito ao desfecho. Não precisariam sê-lo porque lhes bastaria a
beleza da reflexão, a construção dos cenários e das personagens. Bastaria
tantas vezes a brutalidade do fato, mais do que a desenvoltura do ato. É
inequívoca, no entanto, a força da narrativa no que ela vem revelar, como se
tanto os veludos pesados do real quanto seus voais mais finos tivessem sido
escrupulosamente retirados. Loucas e solitárias suicidas, estupradas e
assassinas trafegam como fantoches de projetos de vida inexistentes. Desde a
perversa que mata a mãe até a psiquiatra que se apaixona por sua paciente
louca, da menina abusada sexualmente à idosa que busca um registro geral de
identidade, vemos o desfile de vidas expostas na fratura que delimita o sentido
do qual, de um modo ou de outro, todos fazemos parte como presenças ou ausências
ambulantes. Muitas vezes ao mesmo tempo.
Ossos de Princesas é a quintessência de alguma coisa real que não queremos
ver. Certa face de Medusa para a qual a literatura é sempre escudo enquanto é,
ao mesmo tempo, espelho. Como diante de uma fotografia que
revela o abscôndito, convido os corajosos ao ato sempre metamórfico da leitura
que deverá elevar-se aqui à sua potência radical.
Marcia Tiburi
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